segunda-feira, 5 de outubro de 2020

PREMIATA FORNERIA MARCONI - Storia di un Minuto (1972-2014) RM / Blu-spec CD 2 / FLAC (image+.cue), lossless

O começo da década de 70, mais precisamente os anos de 1972 e 1973 foram absurdamente férteis para a música. Se consolidava e efervescia neste período o Rock Progressivo como um dos gêneros mais populares, criativos e impressionantes do mundo. A Inglaterra tinha a dianteira do "prog rock" com supergrupos como Pink Floyd, King Crimson, Genesis, Yes e Jethro Tull. A Alemanha corria por fora com seu rock progressivo pirado e psicodélico chamado Krautrock, com grupos como Magma, Can, NEU! e Amon Düül. Já a Itália, apesar de menos badalada, era mais um epicentro criativo e ativo no prog rock, liderado pelo Premiata Forneria Marconi, e seu "Storia di un Minuto", que talvez seja um dos melhores debuts de todo o rock progressivo.

O PFM atraiu grande atenção para a, antes esquecida, cena italiana, que contava com nomes igualmente dignos como Banco del Mutuo Soccorso, Le Orme, Quella Vecchia Locanda e New Trolls.
"Storia di un Minuto", este álbum é, até os dias de hoje, a melhor amostra da pura essência do rock progressivo sinfônico italiano. Melodias magistralmente construídas, qualidade técnica de sobra, uma suave psicodelia e, talvez a maior marca deste gênero, o Mellotron.
As influências mais evidentes, não só deste trabalho, como da carreira do PFM são Genesis e King Crimson, como não poderia deixar de ser, visto o som sinfônico praticado pela banda.
O álbum é, praticamente, indefectível, mas valendo ressaltar as faixas "Impressioni di Settembri" e "La Carroza di Hans" que facilmente podem entrar para qualquer coletânea de rock progressivo setentista, e impressionar qualquer desavisado quanto à capacidade dos rapazes de Milão.
Não por menos, após este debut, o PFM tornou-se a primeira, e provavelmente única, banda italiana de rock a obter êxito comercial fora de seu país de origem. Pignes
Tracklist:
1. Introduzione (1:10) 
2. Impressioni di Settembre (5:44) 
3. E' Festa (4:52) 
4. Dove... Quando... (Parte I) (4:08)
5. Dove... Quando... (Parte II) (6:00) 
6. La Carrozza di Hans (6:46) 
7. Grazie Davvero (5:52)
Total Time: 34:34
Line-up:
- Franz Di Cioccio / drums, Moog, aggeggi, vocals 
- Franco Mussida / electric & acoustic guitars, 12-string guitar, mandoloncello, vocals 
- Mauro Pagani / flute, ottavino, violin, vocals 
- Giorgio Piazza / bass, vocals 
- Flavio Premoli / organ, piano, mellotron, harpsichord, piano a puntine, moog, vocals

Nenhum comentário:

Postar um comentário